nascerdireito@gmail.com

Conteúdo programático – Curso online

Nosso curso foi pensado para oferecer um conhecimento abrangente, com abordagens em aspectos fundamentais da humanização do parto e nascimento.

Conteúdo Programático

1. Fisiologia do parto
Neste primeiro módulo, vamos introduzi-lo a cena do parto, entender como funcionam os processos fisiológicos e o trabalho de parto, as necessidades de mãe-bebê além de recomendações do Ministério da Saúde para gestantes de risco habitual e gestantes alto risco.
2. Breve evolução histórica do parto e processo de medicalização
Neste módulo abordaremos o parto na nossa cultura e como ao longo dos anos passou de um evento feminino dotado de simbologias para um evento médico e hospitalar.
3. Evolução histórica da Humanização
Neste módulo estudaremos o movimento de humanização, como o mesmo se configurou internacionalmente e posteriormente como chegou no Brasil e sua evolução nas últimas décadas. Também traremos a profissão que tem ganhado muita visibilidade e espaço a partir da humanização: as doulas.
4. Violência Obstétrica
Neste módulo abordaremos o conceito de violência obstétrica, como se configura como uma violência de gênero, o que concerne suas práticas, além de esmiuçá-las, e trazer o parâmetro nacional.
5. Aspectos Legais
Neste módulo traremos os aspectos legais que envolvem a violência obstétrica, desde legislação até portarias do Ministério da Saúde, recomendações da OMS, tratando a violência obstétrica como violação de direitos humanos além de buscar legislações de dois países da América Latina que já conceituaram a violência obstétrica.
6. Plano de Parto
Neste módulo será abordado o conceito de plano de parto, de que forma se pode construí-lo e protocolá-lo.
7. Denúncias e processo judicial
Neste módulo será apresentado os canais de denúncia para quem sofreu violência obstétrica, como fazê-las, abordando também o processo como reparação de danos.

As aulas terão início no dia 08/10/2018.